quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projeto Cultuta Afro-Brasileira.


   A intenção deste Projeto é mostrar o que existe de africano no Brasil e contar coisas da África que ainda são pouco conhecidas entrenós. Se somos resultado da mistura de índios, africanos e portugueses – outros imigrantes só passaram a vir em maior número a partir do fim do século XIX -, temos de conhecer melhor o que esses antepassados nos deixaram como herança.
   Como todos sabemos, e confirmamos ao olhar para as pessoas que formam o povo brasileiro, os negros africamos deram uma contribuição muito importante para o Brasil ser o que é hoje. Depois de uma dura travessia pelo oceano Atlântico, foram obrigados a mudar sua mameira de viver, adaptando seus costumes e suas tradições ao novo ambiente. Misturando-se aos povos que aqui encontraram, esses negros deram origem à mestiçagem que amorenou a nossa pele. Alongou nossa silhueta, encrespou nossos cabelos e nos conferiu a originalidade de gestos macios e andar requebrado. Ao incorporarem elementos africanos ao seu dia a dia nas lavouras, nos engenhos de açúcar, nas minas e nas cidades, construíram uma nova identidade e nos legaram até hoje chamamos de cultura afro-brasileira.
   Abordar conteúdos que trazem para a sala de aula a história da África e do Brasil africano é fazer cumprir nossos grandes objetivos como educadores: levar à reflexão sobre a discriminação racial, valorizar a diversidade étnica, gerar debate, estimular valores e comportamentos de respeito, solidariedade e tolerância. E é também a oportunidade de levantar a bandeira de combate ao respeito ao racismo e às discriminações que atingem em particular a população negra, afro-brasileira ou afrodescendente. Discutir esse tema junto de nossos alunos é o primeiro passo na trilha de reconstrução de uma face de nosso passado que ainda precisa ser entendida. Esperamos que este Projeto participe dessa caminhada.
Professora Edileusa Martins 
(PCA e Professora Especializada em Ciências Humanas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário